sexta-feira, 24 de abril de 2009

Portfólio Reflexivo Eletrônico como instrumento de Avaliação

Gestar II - Araguari - MG

Araguari - 1a. fase

Segunda-feira, 20 de abril de 2009.

Apresentação Geral/Abertura do Gestar II em Araguari:

A Abertura do gestar II em Araguari, aconteceu no dia 20 de abril de 2009; com a presença da secretária de Educação Marivone Borges Fernandes; a coordenadora do Gestar II em Araguari, Maria das Graças Silva Sousa; as formadoras de Língua Portuguesa e Matemática, Aparecida de Paula Silva e Rose Meiri Milani Zanzarini e os cursistas das referidas áreas.

A coordenadora, Maria das Graças Silva Sousa, falou sobre os objetivos doPrograma,a carga horária a ser cumprida, atividades presenciais e semi-presenciais e o Termo de Compromisso que deveriam assinar. A Secretária de Educação, Marivone Borges Fernandes, parabenizou os cursistas pela adesão ao Programa de Formação Continuada e pelos benefícios que serão estendidos ao aluno. Foi apresentado um monólogo pela formadora em Língua Portuguesa, Aparecida de Paula Silva, no qual qualificava o professor como responsável pela evolução da linguagem e como precursor dos saberes, necessários a todas as profissões. As formadoras entregaram o material de Formação aos cursistas e foi iniciada a 1a. etapa do Gestar II.

Formadora: Aparecida de Paula Silva
Araguari - MG

ENTREVISTA GESTÁLICA (monólogo)

Repórter- Bom dia,professora! Como a senhora se sentiu, participando desta semana de formação do gestar II?

Professora - Oia moça, eu mim sinti qui nem massatumati, isprimidinha, apertadinha na lata, fiquei mudinha, só assistino o povo sabido participano das aula; gente letrada,moça, que já anda fazeno esses curso de formação continuada há um punhado de tempo. Toda veis qui tem incontro assim, lá vai eles aprendê mais e revê o qui já aprendeu pra num isquecê. Moça, eu num sabia quais nada.

Repórter - E o que a senhora aprendeu de especial para aplicar em sala de aula para sua "crioncinhas"?

Professora -Aí é qui eu tô pensativa... O diferente era as manera do professô ispricá; parece qui ele quiria mostrá qui na iducação num pode ficá copiano moda, não; é priciso di istudá de novo o que já aprendeu, atualizá, levá a sériu e colocá pra funcioná do jeito qui pricisá. Cada Educadô vai tê qui criá o seu jeitin, o importante memo é tê sigurança no qui vai insiná.

Repórter - Professora, a senhora já eatá quase se aposentando, então por que fazer este curso?

Professora - Sô, eu acho qui as locomotiva véia deve puxá os vagão novo e evitá qui eles discarrie: eles tem qui aprendê tudo qui pudé e, quem sabe inté mudá de profissão, si incontrá coisa mió; o qui num pode é acomodá. Pensano bem, eu vô mi aposentá, mais as "crioncinhas",qui nem a sinhora falô, vai sigui in frenti e vai formá o futuro desse país.

Repórter - E como os professores irão encontrar tempo para readquirirem estes conhecimentos/ Em que momento a senhora estará repassando o que observou?

Professora - Óia, si quisé modificá o qui num tá bão, vai tê qui sacrificá. É priciso istudá as istratéja pra infrentá as batáia e vencê essa guerra.

Repórter - Por que usou essa linguagem tão informal para responder a esta entrevista, sendo a senhora uma professora de Língua Portuguesa?

Professora - Para retomar nossas origens, rever a força de nossas raízes e mostrar a evolução da linguagem, que não se deu aleatoriamente; houve um processo elaborado passo a passo; professores de todos os tempos contribuíram para que esta transformação acontecesse e, hoje, se sentem tão desvalorizados; apenas falhas e erros esporádicos de professores são explorados na mídia; o que nos dá a nítida impressão que são usados para justificarem os baixos salários da classe. Aquele que ensina é criticado, como se não fosse o marco inicial das demais atividades profissionais, como se os conhecimentos sistematizados de uma nação não tivessem sido a razão de sua existência. A linguagem do estereótipo é a essência da língua em sua concepção, no estágio bruto e, é prova de que os saberes evoluíram com o Educador, mas que a ele também é necessário oportunizar crescimento, recursos que permitam que ele evolua.

Repórter- Obrigada pelos esclarecimentos, professora!

Professora - Estarei ao seu dispor e, em outro momento, espero estar melhor capacitada pelo Gestar, formando uma rede consciente e concreta de educadores renovados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário