domingo, 7 de junho de 2009

8o. ENCONTRO - GESTAR II- AVANÇANDO NA PRÁTICA - UNIDADE 16 - TP4


O ensino da escrita como prática comunicativa - Pág. 195 - Texto Sempre em boa companhia.


Realizamos nosso 8o. encontro como os anteriores, nas dependências da Secretaria de Educação de Araguari; na presença da coordenadora do Gestar II, Maria das Graças Silva Sousa e cursistas, com a exibição do vídeo-mensagem "Eterno", que nos preparou para mais um dia de atividades pautados na emoção.


Conversamos a respeito das atividades feitas pelos alunos durante o "Avançando na Prática", as quais deverão ser corrigidas pelas cursistas antes de serem apresentadas à formadora, pois um mural destes trabalhos está sendo montado.


Para iniciar o encontro, a coordenadora Maria das Graças, pediu aos cursistas que se abraçassem numa atitude de receptividade e boas vindas, assim iniciarmos um bom dia de estudos. Em seguida utilizou uma dinâmica; "Qual é o seu sonho?"pergunta que fez a cada cursista e também à formadora, enquanto colocava gravuras diversas de possíveis objetos dos sonhos de todos os presentes; sendo encontradas as mais variadas respostas. A coordenadora sugeriu passos para obter o que se deseja: 1) sonhar, 2)tomar iniciativa, 3)tomar forte decisão, 4) acreditar e, 5) realizar. Foram ouvidas várias opiniões dos cursistas, e para finalizar foi apresentada uma mensagem em vídeo, como incentivo a viver o novo, a aventurar-se no sonho, estar entusiasmado com o que faz, porque toda boa mudança depende de nós, de quanto nós a desejamos, do quanto nela acreditamos. Para finalizar, falou sobre o projeto do Gestar II, que deverá ser desenvolvido por cada cursista para finalizar o programa de formação; distribuiu xerox das etapas de criação de um projeto, o qual deverá ser emplementado em cada escola de atuação do cursista.


Dando continuidade, foi exposto o trabalho feito com o aluno, durante a Transposição Didática da unidade 16, "A escrita e seu desenvolvimento comunicativo", que foi além da expectativa; a criatividade textual dos alunos em cartões postais superou quaisquer objetivos a alcançar. Os cursistas falaram de suas experiências, de como colocaram o conteúdo em função da comunicação, de como trataram o nível de formalidade usado neste tipo de correspondência; obtendo também do aluno seu parecer a respeito deste método não tão usado ultimamente, mediante os avanços tecnológicos, que ora proporcionam novos meios bem mais modernos, tais como: telefone, e-mails, etc. Entretanto, propiciou ao professor/aluno, debater o velho e o novo, presente em cada momento histórico.


Avaliadas as dificuldades e os objetivos alcançados, finalizamos o encontro. Foram marcadas as leituras das unidades 17 e 18 do TP5 para nosso próximo encontro, bem como o dever de casa: seção 2- atividades 04 e 05 - Págs. 30, 31, 32 e 33- TP5.

Formadora: Aparecida de Paula Silva

Araguari - MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário