segunda-feira, 6 de julho de 2009

11o. ENCONTRO - TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA UNIDADE 20 - PÁG. 196 - TP5- A LÓGICA DO TEXTO - 04-07-09

Concluindo nosso 1o. momento do Curso de Formação Continuada Gestar II - 2009, nos reunimos uma vez mais nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, realizando a Transposição Didática do "Avançando na Prática", pág. 196, relacionando o conteúdo a Lógica no texto - Unidade 20. Como em encontros anteriores, iniciamos com a "Oração do Pai-Nosso" e uma mensagem do Pe. Fábio de Melo, incentivo à harmonia para que acontecesse um trabalho prazeroso.

Os cursistas falaram das dificuldades quanto ao tempo para as transposições, e como conseguiram apesar dele, realizar o proposto com o aluno. Gratificante foi o resultado desta transposição; foram utilizados textos de variados gêneros, além do sugerido pelo TP, bem como maneiras diferentes de serem explorados em sala de aula. Isso proporcionou ao aluno criar, através das "pistas" textuais em suas várias funções sociocomunicativas, uma continuidade de sentidos, enquanto percebiam a presença de elos ou cadeias coesivas nos assuntos abordados.
Alguns cursistas usaram texto já fragmentados, desafiando a criatividade do aluno em criar possibilidades de mudanças ao montar o texto, sem contudo afetar o sentido, a coerência.
Após as avaliações do trabalho com o aluno, foram corrigidas atividades dos "deveres de casa"; TP5 - pág.127 - coesão textual em um texto informativo interdisciplinar; Pág. 140, observação de elementos coesivos na música "Luar do sertão"; cantaram a letra e interpretaram o sentido nas entrelinhas. Algumas formas de levar o aluno a conceituar tipologias textuais foram exercitadas pela formadora e pelos cursistas, partindo de brincadeiras onde os alunos participam ativamente; estabelecendo confiança e possibilitando a compreensão; tais como: convencer seu professor de que você é um bom aluno , usando argumentos da dissertação; que o aluno conte como é o seu bairro e como são os seus vizinhos, em uma descrição; ou ainda pedindo-lhe que conte os melhores momentos de sua infância, criando uma narração.; tudo isso para demonstrar que o Gestar não traz modelos prontos de situações a serem seguidas pelos cursistas para tornarem suas aulas diferenciadas e produtivas, mas que o prazer está em desenvolver dentro de cada realidade a sua própria maneira de conceituar conteúdos.
Foram refletidos os conceitos de "estilo", através da "Leitura de imagens", do AAA5, pág. 15 a 17 e também avaliada a importância de "texto e imagem", na atividade "Revele um enigma", pág 65 a 70( AAA5).
Foi relembrado o material a constar no portfólio do cursista nesta 1a. fase do Gestar; 06 transposições didáticas(02 de cada TP - unidades pares), 06 relatórios e os planos de aula das referidas transposições; atividades extras desenvolvidas durante os encontros, tais como: "O gigolô das palavras", poema "Recomeçar", de Drummond; produção textual, utilizando discurso direto, indireto, indireto livre e frase fragmentária.
Após recomendações e avisos referentes ao projeto a ser desenvolvido durante o curso, foi colocada a palavra à disposição dos cursistas para avaliarem os encontros até então; formadora e coordenação; não houve críticas "destrutivas"; comentaram sobre a experiência do grupo, muito válida, e ainda ensejando melhores expectativas para o 2o. momento. Foram entregues a todos os cursistas um CD com resumos de alguns tópicos selecionados dos TPs, junto à vídeos-mensagens e um agradecimento especial a todos.

Formadora: Aparecida de Paula Silva

Araguari - MG

E-mail: enevitorias@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário