sábado, 17 de outubro de 2009

6o. ENCONTRO - GESTAR II - ESTUDO DO TP1- UNIDADES 01 E 02 - 10-10-09.
































Unidade 01:Variantes Linguísticas:Dialetos e Registros
Unidade 02:Variantes Linguísticas: Desfazendo Equívocos.



Encontramos-nos para o estudo do TP1 e também para mais informações referentes à Prova Brasil; momento este em que tiramos dúvidas e falamos sobre os índices do Ideb alcançados em nossas escolas municipais, quais os caminhos a seguir e que nos conduza a resultados mais satisfatórios.
Iniciamos com a leitura de Apresentação do MEC, cujo texto informativo norteia os professores das escolas públicas sobre os pressupostos da Prova Brasil, sobre os itens dos seus testes e o resultado obtido em prova anterior. Foi um momento para reflexão, sugestões e até mesmo para um bom debate; foi o que ocorreu, com direito até a algumas discrepâncias, o que muito enriqueceu e valorizou os objetivos.
A seguir, iniciamos a leitura da unidade 01, reflexões e dúvidas foram colocadas, culminando com o vídeo “Chico Bento – Na Roça é Diferente”; boa ilustração para a variação linguística, objeto de nossa conversa inicial. Também para ilustrar, vimos o vídeo “O assalto”, que é sem dúvida uma boa aula de gramática dentro da comunicação diária – acertos e desacertos linguísticos na linguagem coloquial e culta, boa referência para a unidade 02, que vimos a seguir.
Neste momento aproveitamos para falar sobre a linguagem cotidiana e, principalmente do escrito e da linguagem falada; mas precisamente relacionando a participação de duas jovens do 9º. Ano, alunas da cursista Dansone Martins, que nos relataram as transposições didáticas do TP6, durante as aulas realizadas; com uma linguagem própria ao gênero textual, exemplificando com propriedade a linguagem e sua função sociocomunicativa.
Aproveitamos para entregar à cursista, uma carta de incentivo à participação das alunas, ao mesmo tempo em que lhes apresentamos mais um gênero textual de comunicação, que deverá ser trabalhado pela professora, dando continuidade aos textos de correspondência social e pessoal.
Para encerrarmos, marcamos os deveres de casa, os quais serão corrigidos no próximo encontro, bem como os textos do “Ampliando nossas referências” – unidades 21 e 23.
Voltaremos após a “Semana do saco-cheio”, com certeza, mais entusiasmados!

FORMADORA: Aparecida de Paula Silva
Gestar II
Araguari – MG


Relatório do aluno sobre a aula de Planejamento e Escrita.

Aluna: Valéria Barros Ferreira – 7º. ano
Professora: Dansone Martins.
CEM Rosa Mameri Rade.
Data: 02-10-09.


“No dia 02 de Outubro de 2009, a professora iniciou a aula falando da linguagem verbal e não-verbal, ressaltando a importância do planejamento e da escrita. Assim explicou a todos como desenvolver um texto com coerência.
Em seguida os alunos listaram como proposta, suas experiências inesquecíveis, onde defenderam seus pontos de vista e o porquê de acharem esses acontecimentos inesquecíveis, mas contra-argumentaram falando de suas fantasias para dar uma descontração no texto. Continuou a aula, explicando passo a passo para uma boa produção de texto, nos dando dicas, as quais ajudaram muito em nossas produções textuais. Foi uma aula muito importante e proveitosa, pois nós nunca vamos esquecer dessa experiência, que facilita muito na hora de escrever um texto sem fugir ao assunto”.



Relatório do aluno:
Qual é o seu sonho? “Usando a Tempestade de Ideias”Aluna: Marcela Lima – 8º. Ano
Professora: Dansone Martins
CEM Rosa Mameri Rade

“No dia 29-09-09, participamos de uma aula diferente, pois foi especial e todos gostaram. A professora iniciou perguntando a todos qual era o seu sonho; em seguida, nos fez acreditar que somos capaz de realizá-lo, dizendo que primeiro devemos sonhar, depois planejar com boas estratégias para torná-lo real.
No decorrer da aula, montou um painel com várias opções a serem escolhidas por cada aluno e, diante da escolha perguntava:
__Qual é o seu sonho?
__Como realizá-lo?
E à medida que cada um respondia, reforçava a ideia de que era preciso ter decisão forte e acreditar na realização de um sonho; não é fácil, mas na verdade temos que persistir jamais desistir. Diante da atividade percebemos nos olhares uma nova forma de sonhar. “É aula que vai ficar na memória, que tocou os sentimentos”.

“A professora é diferente, por isso faz a diferença”.






*Como incentivo enviamos às duas alunas a seguinte carta:

Araguari, 10 de Outubro de 2009.

Alunas, Marcela e Valéria,

Nós do Programa Gestão da Aprendizagem, Gestar II; estamos acompanhando o desenvolvimento da nova proposta de ensino aprendizagem, da qual participam professores comprometidos com a formação atualizada dos jovens; como Dansone Martins, que não apenas estuda os objetivos da proposta, bem como faz chegar até vocês, alunas (os), o processo de interação professor/aluno; permitindo o compartilhar de experiências novas e resoluções de problemas, como forma de construção do conhecimento e saberes inovados; conhecimentos estes que muito lhes serão úteis na formação pessoal, social e profissional, oportunizando-lhes construírem a história futura deste país.
Ficamos orgulhosas em receber o relatório das atividades que vêm realizando junto a sua professora, muito bem redigido; o que demonstra estar chegando até vocês essas evoluções do ensino, que estão partilhando delas naturalmente e como compreendem e aceitam o desafio que lhes foi lançado. Os tempos são de crescimento cultural, econômico e, principalmente individual; novos caminhos, novas profissões. Por isso devemos nos atualizar, estarmos atentos aos ensinamentos; discutir, aprender e formar opiniões, colocarmos nossas habilidades a prova e, assim conquistarmos nossas realizações; “chega mais rápido quem conhece o caminho”, alcança o sucesso, o seu espaço.
Parabéns pela parceria, porque assumiram o compromisso de colocar o “seu melhor” a serviço de um mundo melhor.

Gratas,
Formadora: Aparecida de Paula Silva
Coordenadora: Maria das Graças Silva Sousa
Gestar II – Araguari – MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário