sexta-feira, 30 de outubro de 2009

7o. ENCONTRO - 2a. ETAPA DO GESTAR II - TP1 - UNIDADES O1 E O3 - AMPLIANDO NOSSAS REFERÊNCIAS - 24-10-09
















Reunimo-nos em nosso 7o. encontro para uma aula expositiva, com debate, sobre o "Ampliando Nossas Referências", unidades 01 e 03 do TP1; assuntos em destaque:" Classificação dos Registros na Língua"(grau de formalismo) e "Conceito Histórico de Leitura"; os quais nos deram a oportunidade de uma vez mais olhar com maior amplitude e de modo peculiar os assuntos das unidades estudadas.
O texto de Travaglia, unidade 01, faz um percurso entre o grau de formalismo na língua, partindo do oratório/hiperformal (oral/escrito) ao íntimo/pessoal(oral/escrito), sintetizando a longa escala de registros em apenas dois extremos que nos dá o suporte necessário à extensa variação linguística; ou seja, o formal e o informal; que podem ter seu nível de formalismo alterado , dependendo da complexidade exigida a cada interação comunicativa. Esse olhar mais detalhado , permite ainda avaliar maior ou menor grau de formalismo tanto na linguagem oral quanto na escrita, entre um extremo e outro, considerando a avaliação feita pelo locutor ao interlocutor correspondente, bem como o nível de percepção que este tem do assunto.
Aos conceitos de registros(oral/escrito), foram consideradas as opiniões de Mclntosh e Strevens que os classificam em três tipos diferentes: grau de formalismo, modo e sintonia; e que Bowen propõe, em modo e grau, um extenso quadro de variações.
Foram usados muitos exemplos na oralidade dos cursistas; feita uma leitura participativa e reflexiva do texto, seus argumentos e conclusão do autor.
Quanto ao Conceito Histórico de "Leitura", unidade 03, de Graça Paulino; aguçou-nos a atenção de que este abarca significados diversos, desde o reconhecimento do que nos cerca, daquilo que comunicamos ou somos comunicados(oral/escrito), a compreensão de mundo, até o texto didático ( literário, informativo, narrativo, descritivo, argumentativo, etc.). Com esta visão multifacetada, percorremos os caminhos pelos quais a "leitura"passa em sua trajetória significativa; conceituando cada abordagem junto a autora ao longo da história e sua evolução até nossos dias.
Para melhor entendimento dos temas de referência, respondemos também aos questionamentos a eles relacionados e encerramos o estudo. Marcamos as oficinas 01 e 02 - TP1- unidades 02 e 04, para o dia 07-11- 09, quando os cursistas estarão expondo os resultados obtidos nas transposições didáticas com seus alunos em sala de aula. Até lá!
Formadora: Aparecida de Paula.
Araguari - MG

































Nenhum comentário:

Postar um comentário