sábado, 3 de outubro de 2009

5o.ENCONTRO - GESTAR II - OFICINAS 11 E 12- UNIDADES 22 E 24- 03-10-09.















Reunimo-nos uma vez mais, após os estudos do Tp6, para nosso 5o. encontro do Gestar II, momento em que foram apresentadas as Transposições Didáticas referentes a unidade 22- Produção Textual: planejamento e escrita; unidade 24-Atividade diversificada para adolescentes.
Iniciamos com um vídeo A-COR-DAR, cuja mensagem faz referência à preciosidade que é amar o que se faz, não apenas fazê-lo de modo mecânico, apenas para a sobrevivência, estando
sujeito a arrependimentos futuros, quando não mais existam possibilidades de se realizar os verdadeiros sonhos, quando acordar pode significar um pesadelo, mediante à percepção do tempo perdido. Acredito que muitas foram as interpretações dos cursistas, entretanto, todas apontaram para a mesma direção; que é imperativo sermos conscientes de nossas escolhas e nos responsabilizarmos por elas.
A primeira oficina, Avançando na Prática, pág. 91; levou os cursistas a desenvolverem com seu aluno uma atividade diferenciada na produção do texto narrativo; onde foram exploradas a sequênciação de idéias e a defesa destas com argumentos que as sustentem, partindo de um planejamento, reformulação e produção final, com o significado especial de se estar ensinando enquanto se aprende a criar, principalmente lhes propiciando a autoavaliação do que produzem.
Foram usados incentivos visuais e textos sugestivos por parte dos cursistas, a que os alunos se inspiraram em suas criações.
A transposição Didática da Unidade 24, que sugere uma literatura para adolescentes, foi ampliada com filmes, vídeos, textos e aula expositiva; com filmes: "A Procura da Felicidade", "Um Amor para Recordar"; tempestade de ideias sobre a aula: Qual é o seu Sonho?", alguns vídeos e mesmo com leitura de livros escolhidos pelos alunos. A produção final foi surpreendente, levou-os a interpretar o que viram ou leram nos suportes utilizados pelos professores, documentá-los através da sua visão e, questionar as ideias opostas dos colegas sobre o mesmo tema, promovendo debates e críticas construtivas. Também foram relatadas pelos alunos essas transposições, em grupos ou individualmente, como acontecimentos prazerosos, que se tornaram frequentes, não esporádicos, numa promessa de aulas ricas de realidade que se cobrem de cores.
Após o relato oral dessas apresentações, tivemos uma oficina prática do uso de alguns descritores de Língua Portuguesa para os procedimentos de leitura; onde trabalhamos a identificação do tema em um texto, a relação entre fato e opinião, a inferência do leitor no assunto abordado, comparação entre dois ou mais textos e o uso dos gêneros textuais em suas diversas funções sociocomunicativas. Foram sanadas dúvidas, revistas as habilidades a serem avaliadas e como identificá-las em um texto.
Finalizamos com a fala da coordenadora, algumas recomendações, bem como a solicitação do Tp1 para o próximo encontro, leituras feitas das unidades 01 e 02 . Até lá!

Formadora: Aparecida de Paula Silva.


ATIVIDADE PARA A OFICINA PRÁTICA:



MODELO DE ATIVIDADE DIDÁTICA PARA SER FEITA USANDO OS DESCRITORES DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Unidade 22 - Produção textual: Planejamento e Escrita
Sugestão: Uma notícia da Folha de São Paulo

1-Dois textos (gênero jornalístico – carta do leitor) – mesmo tema – opiniões diferentes (argumentos e teses diferentes a serem defendidas):

I-Pedir que alguém os interprete oralmente. (identificar o tema) D6.II – Provocar inferência sobre o assunto. (conhecimento prévio, conhecimento de mundo) D4.III - Pedir que identifiquem fato e opinião relacionada a ele. D14.
IV – Após conversa informal sobre os textos, compará-los; o que é igual?(D20), o que difere? D21.
V - Produzir um terceiro texto, sobre a mesma temática, mas com diferente função sociocomunicativa, conduzido pela visão do leitor (intertextualidade – editar produção de texto) D12.

2-Notícia: “As autoridades de São Paulo pretendem multar as motos que andem pelos corredores de trânsito entre os carros”. Folha de São Paulo, 25 de abr. 2007.



Carta 1


Motociclista há mais de 40 anos, posso dizer que, no trânsito caótico das grandes cidades, a única vantagem da moto é sua mobilidade. Por ocupar menos espaço, com ela podemos nos safar rapidamente de um congestionamento. Ou passar prudentemente por entre os veículos e chegar lá na frente, saindo rápida e seguramente nos semáforos.
Por isso, quando leio no jornal que autoridades estão tentando proibir as motos de andar pelos “corredores” de trânsito, ou criando faixas especiais para elas, fico profundamente aborrecido.
Afinal, se é para ficar parado atrás de um carro, melhor estar de carro.

Leia o texto e identifique qual o tema abordado:

A- Moto resolve problema de transporte de todas as cidades.
B- A mobilidade da moto resolve problema de espaço no trânsito.
C- Principais problemas de trânsito são resolvidos criando faixas especiais para motos.
D- Motos não seguem normas de trânsito por terem maior mobilidade.

Carta 2

Até que enfim uma luz no fim do túnel. A CET de São Paulo revelou que pretende começar a multar os motociclistas que circulam nos corredores estreitos entre veículos. Isso tem de começar já para acabar com a irresponsabilidade de grande parte dos motoqueiros.

• As opiniões entre os dois textos (leitores) se divergem quando...


A - o primeiro leitor prova que tem experiência como motociclista.
B - o segundo leitor afirma que isso deve começar já para acabar com os congestionamentos.
C – o segundo leitor concorda que a CET deve multar os motociclistas que circulam nos corredores estreitos entre os veículos.
D – o primeiro leitor reforça que a única vantagem da moto é sua mobilidade.

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