domingo, 8 de novembro de 2009

8o.. ENCONTRO GESTAR II - 2a. ETAPA - OFICINAS 01 E 02 - 07-11-09




UNIDADE 02- VARIANTES LINGUÍSTICAS: DESFAZENDO EQUÍVOCOS
UNIDADE 04 - A INTERTEXTUALIDADE.



Nosso 8o. encontro, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, deu início às 7:30h, com a oração espontânea de nossa cursista Clenilda, pedindo a Deus bênçãos para todos, pelo sucesso do encontro e por toda nossa jornada na Educação. Logo a seguir fizemos uma dinâmica corporal ao som de uma música dançante, seguida de um exercício de terapia através de imagens, ambos realizados por nossa coordenadora Maria das graças.
Na sequência, foram apresentadas as oficinas 01 e 02 do TP1; momento em que os cursistas falaram de seu trabalho "Avançando na Prática", nos relatando os resultados obtidos com com seus alunos. Sobre a norma Culta, assunto da unidade 02, foram lidas algumas produções de textos, onde os alunos, libertos dos medos e inibições falaram a respeito do tema proposto no TP; separação. Foram bem incentivados por seus professores à escrita.
Sobre a Intertextualidade, foram relatados trabalhos com paródias musicais, contos de fadas e textos diversos. Aproveitamos para exibir partes de um vídeo que fizemos em nossa visita ao CEM José Inácio no dia anterior, quando presenciamos às apresentações dos alunos da cursista Sandra Maria: uma nova versão da história de Chapeuzinho Vermelho, com variação de registros da língua nos comentários feitos pelos principais jornais e telejornais de cena,os quais relataram o ocorrido com a personagem, conforme o enredo.







Em ambas as transposições ficou visível a satisfação com que as atividades foram realizadas pelos alunos, bem como a relação de amizade professor/aluno partilhando das mesmas ideias.
Terminadas as oficinas, iniciamos a leitura da unidade 05 - TP2- assunto polêmico; Gramática. Já foi possível perceber que "o tempo vai fechar" durante o estudo. Próximo encontro daremos continuidade; até lá vamos respirar fundo e relaxar.
Para finalizar, uma boa receita mineira para acalmar os ânimos: "Moi di repoi nu ai e iói", realmente bom. Bão dimais sô!


Formadora: Aparecida de Paula
Araguari - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário