sábado, 21 de novembro de 2009

10o. ENCONTRO - GESTAR II - TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS TP2 - UNIDADES 6 E 8 - 21-11-09.




































UNIDADE 6- Produção de texto a partir de uma imagem, uma pintura.

UNIDADE 8 - Onomatopeias.
Oficinas 03 e 04







Encontramo-nos nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, para a apresentação de nossas duas últimas oficinas do Gestar II. Foi exibido um vídeo com uma mensagem e uma música linda do Padre Fábio; assistimos e refletimos o conteúdo, que reconhece o poder de Deus e a beleza da natureza por Ele criada. Então, a coordenadora, Maria das Graças, fez uma oração espontânea agradecendo por todas nossas realizações, vitórias, superando dificuldades; pediu que nos acompanhasse em mais um dia de trabalho. Dando continuidade, assistimos a uma mensagem de exaltação à mulher; "Defeito de Mulher", cujo texto e ilustrações revelam o privilégio de fazer parte desse universo tão belo.

Foram expostas as atividades realizadas com o aluno através das Transposições Didáticas em sala de aula; muita criatividade, descoberta de talentos. Os cursistas exploraram quadros, gravuras e fotos de lugares, paisagens, provocando os dons, incentivando os alunos à criação; textos ótimos foram produzidos.

Passando às figuras de linguagem; a onomatopeia, tema da unidade 8- TP2; foram produzidos textos em quadrinhos, cantigas de roda, expressões usadas em nosso dia a dia, o uso dessa figura em nosso cotidiano. Foram produções curiosas e bem humoradas.

As oficinas foram proveitosas e atenderam à sua principal função, levar o aluno a compreensão do conteúdo e sua utilidade dentro da língua.

Terminadas as apresentações, ouvidas as considerações, iniciamos a correção do "dever de casa", TP2 e AAA2. Recolhemos os Projetos de Final do Curso; os quais atenderam a temas voltados para as dificuldades apresentadas pelos alunos, visando ajudá-los a superar obstáculos na leitura e escrita. Projetos acompanhados de atividades dos alunos, em uma integração interdisciplinar, o que levou o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Encerramos assim, o estudo e as oficinas do Gestar II, entretanto, ainda estaremos nos reunindo em outros dois encontros para avaliarmos o curso, corrigir tarefas restantes e, fazermos nossa tão esperada confraternização. O que vale dizer: "O Gestar deu o primeiro passo, a caminhada continuará rumo a conquistas maiores, mais profundas; o que fica, porém, é a certeza de que estamos no caminho certo."



Formadora: Aparecida de Paula Silva


































































Nenhum comentário:

Postar um comentário