quinta-feira, 24 de setembro de 2009

3o. ENCONRO GESTAR II - 19-09-09- INTERDISCIPLINAR































Nosso 3o. encontro aconteceu como os demais, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação; com a presença de nossa Diretora Pedagógica, Cristiane Neri, a Coordenadora do Gestar II, Maria das Graças Silva Sousa; Supervisoras e Professores das demais disciplinas.



A Diretora Pedagógica deu início ao encontro se dirigindo aos presentes falando da importância de ver reunidos em um sábado, pela manhã, um número significativo de pessoas interessadas em discutir objetivos educacionais e, principalmente, em um encontro interdisciplinar; agradeceu a presença de todos e passou às supervisoras, que partilharam esclarecimentos a respeito das Avaliações Externas; o estudo dos documentos avaliativos, Matriz de Referência e os Descritores que a compõem, bem como os Desenvolvimentos Atitudinal, Conceitual e Procedimental que norteam os novos caminhos da Educação Brasileira, e que foram exemplificados através dos "Verbos de comandos" para cada uma das funções a que se destinam.



Após esclarecimentos sobre metas a serem alcançadas e estudos relacionados à Educação, foi feita uma Oficina, para a qual os participantes se dividiram em grupos, estudaram textos e ítens, embasados em alguns descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa 2009; debateram os questionamentos, apresentando suas conclusões através de um representante de cada grupo.



Foram escolhidos descritores da Prova Brasil, com a finalidade de esclarecer alguns tópicos, bem como as habilidades por eles avaliadas, ou mesmo revisá-las para a prova que se aproxima.



Enfim, um encontro onde a Disciplina (área do conhecimento) foi o que menos contou, o importante mesmo foi globalizar esse conhecimento.
















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário