terça-feira, 29 de setembro de 2009

4o. ENCONTRO - GESTAR II - ESTUDO DAS UNIDADES 23 E 24- TP6 - 26-09-09








Iniciamos o nosso encontro com a oração do "Pai-Nosso". Após algumas considerações relacionadas às tarefas do cronograma das atividades programadas, esclarecimentos sobre exercícios como "dever de casa" e as Transposições Didáticas (oficinas 11 e 12) que foram adiadas para o próximo encontro, fizemos a leitura do "Ampliando Nossas Referências", pág, 59, TP6; seguida da montagem de grupos, utilizando a estratégia dos "grupos não-fixos", ou seja, uma maneira nova que leva os participantes a criarem grupos sempre diferentes, e que estará escrita logo após este relatório; cada um escolheu sua tese a ser defendida, havia algumas sugestões, tais como; "Casamento, contra ou a favor?"; "Educação dos filhos, família ou escola?"; "Como evitar doenças contemporâneas, tipo A1H1? (Influenza A) e, claro a escolha pessoal. Foram organizados três teses, e escolhidos os argumentos baseados em provas concretas, usando linguagem verbal e não-verbal; Argumento por Exemplo e por Ilustração. As teses escolhidas foram: I-"Educação dos filhos, Família ou Escola?"- argumentos elaborados para provar que tanto a família quanto a escola têm sua parcela de responsabilidade, cabendo à família a formação mais ampla do caráter, da estrutura de comportamento e de valores; à escola cabe sistematizar conhecimentos, formar conceitos éticos, explorar competências e direcioná-los em sua vida social, ampliando seu conhecimento de mundo. II-"A violência"; outra ideia a ser defendida, para a qual foram usadas notícias do jornal"O Diário"; quatro casos violentos, os quais reforçaram a argumentação dos componentes, provas exemplares de que isto já se tornou constante e, necessário se faz atitudes mais radicais por parte das autoridades, caso de se criar projetos para solucionar o problema e III- "Lei Seca", para que haja mais respeito ao próximo, evitando um número maior de acidentes no trânsito e redução no índice de jovens mortos.
Foram argumentos bastante convincentes, possibilitando um trabalho produtivo, demonstrando o domínio das habilidades no texto argumentativo.
Terminadas as apresentações, foram vistados os deveres de casa, AAA6 e introduzidos os assuntos a serem tratados no próximo encontro; Transposições Didáticas das unidades 22 e 24- TP6.



































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário