domingo, 6 de setembro de 2009

REENCONTRO PARA 2a ETAPA DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA - SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO NOSSO BLOG - CURSISTAS E SEGUIDORES.


"QUE BOM É RETORNARMOS!"



Flores para recebê-los, não da maneira natural que se revestem os jardins neste início de setembro, mas com o desejo na alma; que venham novos dias, repletos de entusiasmo, notícias "auspiciosas", que encontremos tempo para acompanhar com o olhar o voo dos pássaros no azul do céu, sentir o cheiro do chão molhado pelas primeiras chuvas, após dias secos e empoeirados.

Não é poesia, é apenas a gratidão por tudo que nos cerca, pelo Espírito de Deus que faz sutilmente sua entrada triunfante nesta natureza de todos os dias.

Ah, setembro!

O verde se espalha, e o vento moleque vai ondulando o capinzal dos campos rurais; a grama fica salpicada de pingos de orvalho pela manhã nos canteiros das praças de nossa Araguari. Como não ver que a vida enfeita seu curso nas pequenas coisas e nos caminhos que nos levam a construir sonhos, viver realidades? A luminosidade tão normal, parece dourada, agradecida e perene nas vidraças, no vidro dos carros, na fachada dos prédios. O sol nasce, com ele, renascemos. Não é preciso definir religões, nem estarmos apaixonados por gente, nem sermos adolescentes; o importante é que saibamos pessoas que veem, ouvem, amam e trabalham.

Trabalhar!!!

Que maravilha é contribuir com o "pouco" para o "muito" que será quando "tudo" se juntar; quão gratificante é se sentir parte na história da humanidade, estar no palco, prontos para as cenas que a todo instante reiniciam.


Formadora: Aparecida de Paula Silva.



RELATÓRIO DO 1o. ENCONTRO - 2a. ETAPA - GESTAR II- TP6
- ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM
Nosso 1o. encontro da 2a. etapa Gestar II foi realizado como os anteriores, nas dependências da Secretaria de Educação de Araguari; presentes, a coordenadora, Maria das Graças e os cursistas.
Fizemos nossa oração e, logo em seguida foi exibido um vídeo com a musica "Eu só Peço a Deus", com Mercedez Sosa e Beth Carvalho; trazendo uma mensagem sugestiva e incentivadora para todos; foram feitas observações sobre lista de presença, anotações de e-mail e demais informações necessárias .
A coordenadora, colocou alguns assuntos; a Avaliação Diagnóstica e sua realização nos meses finais deste ano letivo; como instrumento norteador das habilidades do nosso aluno,o resultado poderá nos servir de suporte para um planejamento mais adequado para o ano de 2010; com propostas elaboradas dando maior foco para as competências que ainda não foram construídas ou ainda se encontram em fase de constução.Também esclareceu aos cursistas algumas dificuldades encontradas em anos anteriores na aplicação da Prova Brasil, quando ainda não conhecíamos a proposta do Gestar II e não tínhamos participado de nenhuma Formação Continuada. Fez ver aos cursistas a importância dos Tps, AAAs, bem como todo o material usado nos encontros e para sua formação, a inter-relação que há entre as Matrizes de Referência criadas, o estudo e a linguagem atualizada do Gestar II; sugerindo uma continuidade de compromisso com o curso e um maior interesse pelas leituras sugeridas.
Sanadas as dúvidas e reiterados os objetivos, foram entregues aos cursistas um CD de mensagens que a coordenadora lhes ofereceu como boas-vindas e desejo de um feliz retorno; iniciamos nossa leitura das primeiras unidades do TP6; foram feitas as atividades 01-pág.15 e 5-pág. 22 do TP_unidade 21. Foram propostas outras atividades do AAA6, pág. 31, como Dever de casa. Encerramos o encontro, após solicitar a leitura das unidades 21 e 22 para a próxima semana.
Formadora: Aparecida de Paula Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário