terça-feira, 15 de setembro de 2009

RELATÓRIO DO 2o. ENCONTRO - GESTAR II - 2a. ETAPA-TP6 - UNIDADE 21- ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM- 12-09-09
















Iniciamos nosso encontro com a oração do "Pai-Nosso". Estavam presentes os cursistas e a nossa Diretora Pedagógica, Cristiane Neri, que nos acompanhou em nossas atividades, devido a ausência de nossa coordenadora, Maria das Graças, que por motivo de força maior não pode estar presente. Foram feitas as considerações iniciais e distribuídos alguns "kits" com letras de músicas para serem usadas como apoio textual em sala de aula com os alunos; sugestão esta que foi muito bem-vinda pelos cursistas, pois viram na sugestão uma atividade diversificada de trabalhar a linguagem de modo prazeroso. Ainda a título de sugestões para trabalhar com os alunos, montamos( professora de Português e Matemática), estratégias de trabalho em grupos; que têm gravuras recortadas de objetos, animais, flores e formas, em IVA, para estar sempre construindo um grupo novo de trabalho em sala com o aluno.
Dando continuidade, fizemos o estudo do TP6, unidade 21; sobre o texto argumentativo e, à medida que nos aprofundávamos no conteúdo, mais rico ele se mostrava, mais instigante e desafiante. Houve participação significativa dos cursistas, até mesmo de nossa Diretora Pedagógica, que encontraram exemplos práticos de argumentos, relacionando-os aos que estavam sendo estudados no TP, e que bem poderiam ser utilizados na conceituação de textos argumentativos pelos alunos durante uma aula expositiva. A praticidade experimentada pelos cursistas mostrou que as habilidades no trabalho com argumentação é de fácil compreensão quando partimos de modelos simples e próximos da realidade do interlocutor, seu conhecimento prévio e a proximidade com aquilo que ele conhece de mundo; é assim com o aluno. Quanto ao poder de persuasão ou convencimento, que o aluno identificará na linguagem verbal e não-verbal dos textos, será adquirido à medida que que forem se familiarizando com os diversos tipos de argumentos usados nas suas diversas funções sociocomunicativas. Para melhor compreensão da unidade, marcamos para nosso próximo encontro, a apresentação dos cursistas, em grupos , elaborando argumentos diversos em defesa de teses que estarão defendendo.
Ficou também estabelecido que nosso próximo encontro será interdisciplinar; foram convidados professores dos demais conteúdos, juntos estaremos realizando o objetivo maior do Gestar, que é preparar os professores, atualizando-os e promovendo total envolvimento em todas as áreas do conhecimento. Estaremos portanto reunidos neste encontro, multiplicando os anseios do Gestar na Educação.
A continuidade do estudo do TP6 acontecerá dentro de 15 dias, quando estaremos realizando as oficinas 11 e 12(unidades 22 e 24). Faremos ainda correções das atividades que já estão sendo realizadas de modo não-presencial(dever de casa), do TP6 e AAA6. Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário