domingo, 6 de setembro de 2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRESENCIAIS DO CEMEPE - 2a. ETAPA -GESTAR II -UBERLÃNDIA 24 A 28 DE AGOSTO DE 2009.




















Nos reunimos mais uma vez, no CEMEPE de Uberlândia(Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais), para a 2a. etapa do Gestar II de Língua Portuguesa.
O primeiro momento foi de boas-vindas e reencontro com nosso professor-formador Djalma e nossos colegas formadores e coordenadores, representantes de vários municípios de Minas Gerais; muitas novidades sobre o acolhimento do Gestar II nos referidos municípios; suas dificuldades e também o sucesso que o Curso vem fazendo nas escolas Municipais e Estaduais.

Alguns depoimentos nos causaram espanto, devido a falta de apoio que formadores obtiveram dos representantes da Educação em seus Municípios; mas que representou uma minoria, nos deixando aliviados.

Após as considerações iniciais, foi recomeçado nosso estudo dos TPs, sempre enriquecido com vídeos, filmes e documentários, o que nos proporcionou conhecimento e confortabilidade. Nossos colegas formadores, muito contribuíram nos falando de suas experiências realizadas, e uma em especial, Maria Cleusa, nos deu muitas alegrias; declamando versos, lembrando escritores e linguistas e até nos dando brindes carinhosos. Tivemos oportunidade de ver documentários com depoimentos de escritores como Rubem Alves, Mestres linguistas, participação de compositores como Chico Buarque, Martinho da Vila, etc. Matrizes da Língua Portuguesa: Indígena e Africana, foram também exibidas em vídeos, bem como o filme "O Carteiro e o Poeta", que conta a história do poeta chileno Pablo Neruda em seu exílio em uma ilha da Itália, e seu convívio com o carteiro Mário. Foram também exibidos vídeos de humor linguístico e histórias em quadrinhos de linguagem regionalista, como de Chico Bento - "Na Roça é Diferente". Todas as atenções do professor Djalma, sempre solícito em nos atender em nossas dúvidas, amenizando os problemas encontrados, entraves e, encontrando soluções possíveis.

Foi realmente uma semana produtiva para mim e para minha companheira, coordenadora Maria das Graças; ficamos orgulhosas de nosso trabalho e do apoio que estamos recebendo do nosso Município, através da Secretaria de Educação, tão bem representada por nossa secretária Marivone de Paiva Fernandes Borges.

Formadora: Aparecida de Paula Silva
Araguari - MG










Nenhum comentário:

Postar um comentário