sábado, 2 de maio de 2009

3o. ENCONTRO GESTAR II - OFICINA 05 - UNIDADE 10-"AVANÇANDO NA PRÁTICA"- Pág. 84 a 86- TP3

Iniciamos nosso Encontro com uma oração; o "Pai-Nosso". Logo após, os cursistas foram convidados a falarem de sua Transposição Didática, sua experiência com o aluno. A Professora Dansone, relatou o desenvolvimento de seu trabalho; que havia feito um teatro, e que os alunos levaram tão a sério que se vestiram a caráter e assumiram as personagens em suas profissões; foi ótimo, precisou até de um pouquinho mais de tempo da aula seguinte para terminar as atividades; só lamentou o tempo insuficiente. A professora Clenilda, realizou seu trabalho com os alunos da EJA(Educação de Jovens e Adultos), que acharam uma riqueza o vocabulário do texto de Cordel. O professor José Carlos, se mostrou surpreso por haver conseguido um bom trabalho em uma de suas turmas mais numerosas e difíceis, dentro da aula de Literatura. A professora Sandra trabalhou o texto como leitura e comentou que já havia trabalhado o Cordel em outro momento, mas que esta foi uma aula especial. A professora Maria Angélica, fez leitura, interpretação e montou grupos para recriarem o Cordel; disse que os alunos se movimentaram tanto e tornaram a aula bastante criativa. A professora Valéria também trabalhou com os alunos da EJA, eles gostaram muito e até tentaram cantar as estrofes, o que faltou foi tempo, pois a partir do texto, todos os alunos começaram a falar de suas profissões e colocá-las no Cordel. A professora Eliane ainda não terminou seu estudo , pois surgiram interesses diversos e, resolveram pesquisar, conhecer outros cordéis. Aproveitamos o momento para colocarmos a importância de se realizar uma aula com novidades, o impacto da mudança na rotina; aquilo que dá prazer e que entusiasma as turmas e também o professor. A professora Mara, falou de sua experiência no trabalho de grupos, os quais foram muito criativos e bem -humorados. A professora Sueli Rodrigues manifestou ter obtido bons resultados e até leu um dos cordéis de seu aluno. As professoras Cleide e Sueli Santos, tiveram bons resultados em sala e aproveitaram para pedir aos alunos trabalhos em grupos, feitos em casa. Relatadas as aulas com o aluno, passamos à Transposição Didática de um dos textos do AAA3, escolhido pelos cursistas. Foram feitos grupos de trabalho e escolhidos os relatores para a execução da aula, após a elaboração dos planos. O texto escolhido foi Zoornal, pág. 42 do AA3, versão do aluno, da autora Roseana Murray. Os grupos foram bastante criativos e, seus relatores apresentaram atividades de trocas e vendas efetuadas em grande estilo, tais como; sentimentos, pessoas, objetos, etc.; salientando bem a função do gênero anúncio e classificados literários. Foram simulados até textos criados por alunos e, que foram lidos durante a avaliação do Plano de Aula. Após a apresentação dos grupos, continuamos o assunto sobre Gêneros e Tipos Textuais e trocamos experiências.
Para finalizarmos, foi marcada a Oficina 06- Transposição Didática - pág. 172- TP3, próximo encontro 09-05, com relatório da aula com o aluno, pelo cursista.

Formadora: Aparecida de Paula Silva
Araguari - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário