domingo, 17 de maio de 2009

5o. ENCONTRO - GESTAR II - ESTUDO DO TP4- UNIDADES 13 E 14 - 16-05-09LEITURA ESCRITA E CULTURA (UN.13)O PROCESSO DA LEITURA
(UN.14)


Iniciamos nosso encontro com a oração do "Pai-Nosso"; logo após, fizemos algumas considerações de praxe, recados, lembretes e reflexões sobre a caminhada do professor; insisti para que os cursistas não percam o seu brilho interior, pois é ele que não deixa apagar de vez a chama da esperança e a certeza de que o caminho não é o mais importante , mas o sentimento que nos conduz através dele. Para nos motivarmos ainda mais, assistimos a um vídeo com slides da Mensagem "A aula", cujo texto traz como tema a generosidade entre professor/aluno; em que a Sra. Thompson e o aluno Teddy foram os protagonistas de uma história que acontece a cada momento, em escolas de todos os lugares do mundo. Um relacionamento difícil, improdutivo, que leva a professora à descoberta de que, por trás da criança desinteressada, indisciplinada e maltrapilha, desenvolvia-se um destino marcado pela doença de sua mãe e a miséria, que era sua vida.
Aproveitamos para interrelacionar a mensagem ao conteúdo da palestra de Gabriel Chalita, "Ética e relações Interpessoais na Educação", realizada no Pica-Pau Country Clube de Araguari,dia 11-o5-09, por meio da Secretaria de Educação; mais um "Encontro de Formação Continuada". Foram debatidos assuntos relacionados à recuperação da autoestima do aluno, o seu direito à liberdade de expressão, suas carências...
Ainda sobre ambos os temas, muitos foram os comentários, todos no objetivo de um melhor entendimento e equilíbrio na comunidade escolar, social e, para a construção de um mundo de paz.
Demos início ao estudo do TP4, refletindo sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do nosso dia a dia; o quanto a usamos em todas nossas atividades orais ou escritas. Exercitamos, através das atividades da seção 01, O letramento, enquanto discutimos o tempo gasto nestas escritas diárias, a quantidade de palavras usadas e o grau de formalidade que habitualmente usamos para desenvolvê-las.
Passamos às leituras seguintes, os depoimentos e as biografias de Patativa do Assaré e de Paulo Freire; sua leitura de mundo, partindo daquela que era sua realidade; leituras de mundos diferentes, mas próxima a uma oralidade marcante, que demonstra a importância funcional da escrita e da leitura de tudo que nos rodeia, esta informalidade que ambos utilizaram e que pode ser sistematizada e ampliada pela escola. Vimos e discutimos a diversidade cultural, o conhecimento prévio, lemos o "Ampliando nossas referências", norteamos nossos conhecimentos sobre letramento e o quanto está inter-ligado à leitura e a escrita como um todo, na cultura de um povo.
A partir das leituras e discussões, mais fomos conceituando a importância dos textos e o conhecimento de suas funções para que o aluno cresça dentro e fora da escola, desenvolva suas aptidões no contexto social em que vive, ampliando sua visão dos variados mundos em que pode vir a conhecer.
Para finalizar, os cursistas levaram como dever de casa a atividade 7, da unidade 15, que trarão no próximo encontro para ser discutida, bem como as atividades do caderno de atividade AAA4, versão do aluno, aula 4; Textos dentro de textos, Texto B; também a leitura das unidades 15 e 16.
Formadora: Aparecida de Paula Silva
Araguari - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário