quinta-feira, 28 de maio de 2009

PRODUÇÃO TEXTUAL - METALINGUÍSTICA NO CONCEITO DA GRAMÁTICA


"A gramática precisa apanhar todos os dias pra saber quem é que manda", pois ela não é essencial para a leitura de um bom texto; a interpretação, o entendimento e o entusiasmo do leitor ao sentir o prazer de ler, não depende da gramática, e sim, do assunto que abrange o texto lido.
O incentivo e o gosto pela leitura devem ser trabalhados bem no início da infância, quando se tem a oportunidade de conhecer histórias, contos, fábulas, etc; e deve ser contínuo, principalmente nos primeiros anos de escolaridade, para que o aluno adquira o hábito da leitura.
Leitura deve ser por lazer, o prazer de viajar por vários mundos , sem sair de onde se encontra. Esse prazer em conhecer o texto não carrega o prazer de conhecer a gramática, na verdade, esta não importa para o leitor, e sim, a essência das palavras escritas.

Para o escritor, o fascínio das palavras é passar para aquele que lê, a beleza do mundo, dos sentimentos, da realidade; observa também a gramática, mas de maneira sutil, sem exagero, de acordo com a necessidade que o texto exige. Ela é trabalhada de forma que não se torne maçante,mas de fácil compreensão para o leitor.

div>Para que exista um mundo de leitores, é muito importante que haja pais também leitores; professores leitores. A gramática, certamente será aprendida naturalmente, sem cobranças.

A essência do texto vai além do conhecimento da gramática; transborda, estrapola no prazer que a mensagem é capaz de propiciar.

Cursista: Clenilda Resende da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário