quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cursista: Sandra M.R. Souza




O importante não é saber usar corretamente as normas gramaticais, e sim, empregar as palavras de maneira que haja uma transmissão de mensagem, um entendimento entre locutor e interlocutor; há necessidade sim de uma sequência lógica, de uma coesão textual, mas podemos fazê-lo de maneira natural; é como uma criança que aprende primeiro as palavras, para depois ir juntando-as e formando frases.
Lemos textos nos quais nos foi mostrado que autores aprenderam a ler apenas o seu mundo e foram adquirindo conhecimentos através de experiências diversas, de mundos outros.
A leitura é uma forma de ensinar gramática sem se preocupar com a nomenclatura dos termos, e sua prática nos leva ao conhecimento dos caminhos da escrita. A gramática sozinha nada nos ensina; como diz o texto de Veríssimo: é uma questão de uso, não de princípios. Para obter a finalidade de ensinar, a leitura precisa ser prazerosa e não imposta.
Esclarecendo a frase"...quem é que manda...", com certeza não é a gramática, é a leitura em gêneros diversos, pois é através dela que adquirimos os conhecimentos escritos e, outros que vão além; são entendidos nas "entrelinhas". Uma leitura de mundo é essencial em nossas vidas. Para essa leitura, nos basta o desejo; ler com a força do desejo.

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