terça-feira, 26 de maio de 2009

6o.ENCONTRO - GESTAR II - ESTUDO DAS UNIDADES 15 E 16 - TP4



Unidade 15- Mergulho no texto - Maria Antonieta Antunes Cunha

Unidade 16 - A produção Textual - Crenças, teorias e fazeres.








Iniciamos nosso 6o. encontro nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, com a presença da coordenadora, Maria das Graças Silva Sousa e dos cursistas: Cleide Silvia, Clenilda Resende, Dansone Martins, Eliane Maria de Sousa, José Carlos de Lima, Mara Estela Luiz Costa, Maria Angélica R. do Prado, Sandra M. Resende, Sueli de S. R. Cunha, Sueli Pereira dos Santos e Valéria Rodrigues Veiga, com a oração do "Pai-Nosso"e, logo a seguir assistimos a um vídeo-mensagem" A existência de Deus", que nos traz em seu conteúdo o encorajamento para trilharmos nossos caminhos fortalecidos pela presença do Divino nesse caminhar.


O estudo da Unidade 15 nos levou à reflexão sobre o que é mais produtivo na linguagem e que desenvolve no aluno as habilidades de ler, escrever e interpretar, não apenas textos de gêneros diversos, mas de fazê-lo interpretar as mais variadas realidades a que for exposto; enriquecendo sua leitura social, não unicamente daquela em que está inserido, mas ir além; compreender e adaptar-se a meios sociais diferentes; formulando para isto, perguntas adequadas sobre os gêneros lidos e analisando as respostas obtidas, de modo a sondar-lhes o nível de conhecimento adquirido nessas leituras, sobretudo, se este conhecimento contribui para o letramento desse aluno; se amplia sua capacidade de produzir novos textos, partindo de conceitos interiorizados através da leitura. Entendemos que o objetivo do "por que e para que perguntar", tem como função levar a um trabalho prazeroso do aluno que, direcionado, encontra incentivo e se vê envolvido pelos temas abordados, propiciando-lhe mergulhar nos assuntos que o norteiam.


Como parte do estudo, foi lido o texto"Admirável mundo louco"(Ruth Rocha), o qual nos apresentou uma estrutura especial, a presença de três narradores; e que levou os cursistas a uma experiência nova, tendo mais de uma voz na narrativa e se perguntando, como o aluno entenderia esta estrutura? Por isso é importante o uso das perguntas, elas são elaboradas, como na atividade 03, relacionada ao texto lido, para levar-nos a essa compreensão. As perguntas devem inferir conhecimentos os quais não se encontram no texto, para que o aluno que não tenha conhecimento prévio do assunto, possa organizar suas ideias.


Foram corrigidas as atividades"dever de casa", do texto: Supermercados, as catedrais do consumo; que nos mostraram como descobrir as partes que compõem um texto e a sintetização das idéias de cada parágrafo.


Houve ainda, o momento das atividades do AAA4, com o estudo das semelhanças entre os textos"Istambul e Comida"( textos dentro de outros textos) e exercícios que nos oportunizaram a comparação entre textos, identificando neles semelhanças que estrapolam os gêneros, tratando do mesmo tema.


A leitura "Ampliando nossas referências", foi complementada pelo texto de Fernando Veríssimo; "O gigolô das palavras"; ambos abordando o uso indiscriminado da Gramática, como meio de ensinar língua portuguesa; conscientizando-nos de que a linguagem, não parte desta, mas sim, leva ao seu uso através dos textos, tornando-a impílcita adequadamente à comunicação. Foi um bom momento de produção textual dos cursistas, que informados desta estrutura, puderam colocar suas ideias escritas, manifestando assim sua aceitação ou não o seu emprego em sala de aula; no que foram unânimes, concordam com o escritor Fernando Veríssimo; "a Gramática precisa apanhar todos os dias pra saber quem é que manda", salvo as divergências já mencionadas no "ampliando nossas referências; a ideia do aluno de que "aprender português"é através da Gramática, ou do adulto analfabeto que vê na Gramática o "aprender a ler".


Encerramos nosso encontro, marcando o "Avançando na prática "(Oficina 07), Transposição Didática com o aluno em sala de aula, Texto de Carlos Drummond de Andrade, pág.94, Cidadezinha qualquer.

Formadora: Aparecida de Paula Silva
Araguati - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário