domingo, 10 de maio de 2009

4o. ENCONTRO - OFICINA 06 - TP3 - UNIDADE 12










































Mais uma vez iniciamos nossas atividades presenciais do Gestar II com a oração do "Pai-Nosso". A Transposição de Gêneros Textuais, aula com o aluno, foi realizada pelos cursistas, através do Avançando na Prática, pág. 172 do TP3. A atividade escolhida foi a Intertextualidade entre Gêneros e, foi bastante produtiva, tendo em vista a grande e diversificada produção textual feita pelos alunos, sendo algumas até lidas durante a troca de experiências. Surpreendente também, foram os caminhos encontrados pelos cursistas para conceituar a transposição de gêneros para alunos do 6o. ao 9o. ano do Ensino Fundamental. A cursista Eliane, partiu do significado da palavra "transposição", levando os alunos a fazerem comparações de textos variados a outros gêneros como filme, retratos, etc; assim as idéias foram ficando mais claras e facilitando a conceituação. A cursista Valéria, utilizou o gênero "receita" e sugeriu que seus alunos dessem "a receita de um mundo melhor"e, como eles não se sentiam bons em atividades culinárias, fizeram-lhe uma contraproposta; fariam a intertextualidade utilizando a forma matemática da "Porcentagem", o que os levou também a fazer uma transposição também disciplinar; e os ingredientes foram medidos desta maneira. A cursista Dansone, após uma aula expositiva e a análise de diversos textos, percebeu que os alunos do 9o. ano ficaram surpresos com a flexibilidade em usar um gênero típico a uma situação, sendo usado em outra função sociocomunicativa, recriaram até uma intertextualidade para a obra de Machado de Assis; Memórias Póstumas de Brás Cubas; em que a organização textual inicia-se pela morte, ou seja, quando o personagem já tina quatorze anos, e finaliza em seu nascimento; uma trajetória às avessas. Os demais cursistas optaram por gêneros jornalísticos, poemas e, também obtiveram excelentes resultados.
Após as considerações sobre o desenvolvimento dos assuntos e atividades propostas, fizemos a correção das atividades 03 e 04 (unidade 11) , nas quais partilhamos experiências, bem como sugestões de uso dos Tipos Textuais, interrelacionando-os aos Gêneros Textuais. O texto do caderno de atividades AAA3"mais Considerações, da humorista Heloísa Perissé, pág 81,foi a atividade em classe; foi um momento muito proveitoso no qual os cursistas reconheceram a importância de se levar para a sala de aula a linguagem do jovem, promovendo um encaixe de idéias e afinidades que facilita a compreensão dos temas abordados, gêneros e sequências tipológicas.
Para encerrarmos o estudo de gêneros e tipos textuais, fizemos uma reflexão sobre os objetivos da linguagem como trabalho, partindo do princípio de que é ela que nos diferencia dos demais animais existentes; é também por esta razão que se faz necessário que nós a dominemos.
Sistematizando o nosso conhecimento intuitivo, fomos organizando nossa competência sociocomunicativa à medida que utilizamos gêneros diversos de situações culturais e históricas, enquanto fomos conduzidos à sequências tipológicas, nas quais residem as "pistas"para a construção da significação textual; se descritiva, comparada a um retrato ou uma pintura; se narrativa, comparada a um filme. O que nos levou à conclusão de que os gêneros textuais são a forma exterior utilizada para abarcar os tipos textuais(as idéias); se dissertativa, ,analisa e interpreta fatos reais, com conceitos abstratos; ora expondo idéias, ora convencendo o leitor dessas idéias; podendo também, instruir o leitor(injuntivo) ou predizer algo que poderá acontecer, levando-o a acreditar naquilo que ainda está por ocorrer. Paralela a esta sistematização revista, uma avaliação foi construída ao longo de leituras, atividades, experimentos e situações reais; houve interiorização dos significados e funções de gêneros e dos tipos textuais, os quais compõem a linguagem e o trabalho que esta exerce em função do ser humano.

Formadora: Aparecida de Paula Silva
Araguari - MG

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